Segunda Via CPF SP e Brasil

Veja como retirar a segunda via CPF em São Paulo de uma forma rápida e prática.

30/10/2020
Segunda Via CPF SP e Brasil

Na correria do dia a dia, acabamos perdendo alguns documentos, como o CPF. Em alguns casos, a perda pode trazer alguns problemas.

Como é o caso da perda do CPF. Por isso, se você perdeu o seu, saiba como solicitar a segunda via CPF em São Paulo, de forma rápida e prática. 

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física, que é um registro mantido pela Receita Federal do Brasil, no qual podem se inscrever, uma única vez, qualquer pessoa natural, independentemente de idade ou nacionalidade, inclusive falecidas.

Cada inscrito é unicamente identificado por um número de inscrição no CPF de 11 dígitos decimais.

Esse número nunca irá mudar (somente em alguns casos por decisão judicial ou administrativa, mas isso é raro). 

Com isso, o CPF passa a ser um documento muito importante, devendo ser levado pelo seu portador para que ele possa comprovar a sua identidade.

Por ser um número que não é mudado, não será possível tirar um novo CPF.

Por isso, em caso de perda, é preciso pedir a 2a via do seu número.

Para que serve o CPF?

O CPF serve para diversas funcionalidades, porém as principais são: declaração de imposto de renda, abertura de crediário em lojas, compra de passagens aéreas ou de ônibus, abertura de contas.

Na solicitação de empréstimos ou financiamentos, para realizar a inscrição em concursos públicos, e muitas outras importantes funções.

Além disso ele também é utilizado para a consulta junto ao site oficial da Receita Federal.

Com objetivo de verificar se o titular está em situação regular ou se de alguma forma seu CPF tem pendências relacionadas à Receita Federal.

Por esses e outros motivos, será necessário manter o documento com você e apresentá-lo sempre que forem solicitados.

Portanto, para não ter problemas, veja como tirar a segunda via CPF em São Paulo. Conheça o Passo a Passo. 

O que fazer antes de solicitar 2ª Via CPF EM SÃO PAULO E NO BRASIL

Como consultar a situação do seu CPF na Receita Federal

Antes de solicitar a segunda via CPF, é preciso fazer um boletim de ocorrência, para explicar e demonstrar a necessidade dessa solicitação.

Esse boletim deve ser feito para explicar se ocorreu um roubo ou a perda do documento. 

Além disso, o Boletim de Ocorrência é fundamental, pois caso alguém utilize o seu CPF, com má intenção, (para fazer empréstimos, por exemplo), você estará protegido, podendo demonstrar que não estava em posse do documento. 

No estado de São Paulo, em caso de perda, furto ou roubo é possível utilizar o site da delegacia eletrônica para registrar as suas ocorrências.

Este procedimento deve ser feito o quanto antes para evitar mais complicações.

Portanto, lembre-se: perder documentos ou extraviar sempre trará algum problema. Por isso, é fundamental estar protegido e ter o seu boletim de ocorrência. 

Como solicitar 2ª via em São Paulo e no Brasil

Os documentos necessários para solicitar a segunda via são: título de eleitor (sem ele é impossível conseguir a 2ª via de maneira online).

É necessário informar o nome de sua mãe e o seu nome completo, além da data de nascimento. Também é importante saber o número do seu CPF. 

Dica: se você ainda não memorizou o seu número de CPF, tente fazer isso o quanto antes.

Além disso, anote o seu número em um local seguro, pois, caso você perca, saberá pelo menos informar o número perdido (isso serve também para o Boletim de Ocorrência). 

Quais são os passos para tirar o CPF?

Para retirar a segunda via pela internet é preciso saber o número de cabeça, por isso é importante memorizar ou anotar.

O primeiro passo para retirar a 2a via CPF é entrando no site da Receita Federal. Para isso, basta acessar esse link https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/cpf/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

Em seguida, é só preencher os dados conforme solicitado. Serão pedidos dados como CPF, Nome, Data de nascimento, Nome da Mãe e Título de Eleitor.

Após preencher todos os dados, clique em “Enviar”. A tela a seguir demonstra o seu comprovante, você pode realizar a impressão seguindo as instruções apresentadas.

Esse comprovante é muito importante, por isso, imprima ela e o guarde em um local seguro. O seu comprovante será gerado em alguns instantes, basta que você imprima para obter a segunda via de seu CPF.

Dessa forma será possível ter a segunda via de forma rápido e fácil. Porém, será necessário ter alguns documentos em mãos.

Então vale lembrar da importância de ter memorizado os seus dados. Ou, pelo menos, ter uma cópia dos mesmo. Assim será mais fácil conseguir uma segunda via.

Quem não sabe o número de CPF ou não o tem anotado, dificilmente conseguirá retirar uma segunda via pela internet. Isso irá dificultar consideravelmente a vida da pessoa que perder esse documento. 

Veja esse vídeo de como tirar a 2a via para não ter medo de errar no momento da solicitação: 

Gostou? Acesse mais conteúdo no nosso site e descubra mais novidades!

aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(prévia copia do nosso contéudo, pode trazer sérias conseqüências!)
(Este Portal não tem nenhuma ligação com a Globo, o nome é apenas fantasia.)