Tabela de Crescimento para Meninos e Meninas de 0 a 20 Anos

Os primeiros anos de vida de uma pessoa sejam talvez o que mais mereçam atenção. Acompanhar o crescimento da criança é algo que todo pai deveria fazer, pois é muito importante até para a saúde da criança. Observar peso e altura também entram nessa questão.

17/11/2020
Tabela de Crescimento para Meninos e Meninas de 0 a 20 Anos

Crianças que começam a apresentar problemas relacionados à alimentação e crescimento devem ser observadas pelos pais, pois esse é uma das coisas que podem influenciar no peso e na altura. 

O crescimento é um procedimento complexo, que envolve a multiplicação de células em vários tecidos, em ritmos diferentes.

Qualquer doença pode interferir no crescimento da criança, até uma gripe mais forte.

Isso explica por que não devemos olhar um ponto na curva de forma isolada.

Talvez a curva deixa de subir para que o organismo foque em recuperar as energias. Mas depois quando está tudo bem as coisas voltam ao normal.

No entanto, os problemas mais duradouros ou mesmo crônicos merecem cuidado especial. Asma, alergias, disfunções renais e cardíacas.

Tanto as doenças como os medicamentos usados para tratá-las podem alterar as medidas da fita métrica e da balança

Uma criança com artrite reumatoide irá apresentar marcadores inflamatórios no sangue que atrapalham o crescimento e, além disso, terá que tomar corticoides por períodos maiores, algo que irá influenciar no crescimento.

Porém, com a orientação de um especialista, é possível fazer as escolhas apropriadas em cada caso para que a saúde não seja comprometida.

De modo a atender às informações adequadas de referência no controle do peso e da altura ideal para a fase infantil, a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Criou a Tabela de Crescimento Infantil, que apresenta valores corretos para altura e o peso ideal de cada faixa etária que inicia de 0 até os 12 anos.

Outros fatores que influenciam no crescimento da criança são a genética, além dos alimentos consumidos e se ela pratica alguma atividade física ou esporte.

Tudo isso pode contribuir para algumas mudanças no peso e na altura.

A observação por parte dos pais ou responsável é muito importante para determinar se as mudanças que estão ocorrendo são benéficas ou não. 

Tabela de Crescimento Infantil para crianças de 1 a 12 anos

As informações apresentadas nesta tabela servem como referência para o peso e altura de acordo com cada idade, além disso, ela é específica para as meninas e para os meninos.

Os dados apresentados na tabela acima são semelhantes aos que um pediatra costuma usar em suas análises.

Essa tabela foi aprovada pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria, além disso, ela foi recomendada para uso no consultório médico. 

Quando um médico examina a criança é feita uma avaliação – medir a altura e pesar – e então o próprio médico pode realizar o cálculo e obter o resultado, no entanto, ele pode simplesmente consultar a tabela de crescimento infantil.

Através dessas informações o médico é capaz de elaborar curvas de crescimento e anotar em uma espécie de caderneta infantil.

Esse é um procedimento que deve ocorrer em todas as consultas. 

Tabela de Crescimento para Meninas

Confira abaixo a tabela de crescimento específica para meninos e meninas.

Tabela de Crescimento para Meninos

Há algumas observações importantes que devem ser feitas durante o crescimento da criança. 

Quando o peso e a altura da criança não estão próximo dessa tabela, o médico avalia e pode até identificar diagnósticos como desnutrição.

Obesidade ou outros problemas que tem a ver com a altura.

Além disso, a criança pode acabar desenvolvendo um quadro clínico que permite um maior surgimento de doenças.

Portanto, para evitar doenças, o pediatra pode exigir mais atenção dos pais com relação à alimentação dessa criança, além de indicar vitaminas ou remédios e até um estimulo esportivo.

Em último caso, o pediatra pode indicar para um especialista em endocrinologia infantil. Seguir a tabela é uma boa opção, mas as consultas rotineiras ao pediatra também devem ser seguidas conforme a orientação dele.

Além disso, os pais ou responsáveis podem usar a tabela de crescimento como referência, 

Com esses dados pode diminuir a ansiedade e ainda pode ajudar em muitas observações que não estejam adequadas para a idade da criança.

Os pais devem ficar atentos e não confiar totalmente nas medidas que obtém do seu filho, pois muitas vezes podem medir ou pesar de forma errada, principalmente no caso dos bebês.

E ainda, há pessoas que costumam dar algum tipo de suplemento vitamínico para a criança, achando que ela está com algum problema

A Tabela de Crescimento Infantil é segura, como também pode e deve ser usada pelos pais como referência de peso e altura, e quando estes responsáveis acharem ou tiverem alguma dúvida em relação aos filhos.

É recomendado levar a criança ao médico e ficar no aguardo do o e só então tomar alguma medida.

Confira mais dicas neste link!

aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(prévia copia do nosso contéudo, pode trazer sérias conseqüências!)
(Este Portal não tem nenhuma ligação com a Globo, o nome é apenas fantasia.)