Dicas para falar sobre dinheiro

Confira dicas importante para falar sobre dinheiro com os cliente de forma mais satisfatória.

07/07/2020
Dicas para falar sobre dinheiro

No mundo dos negócios é muito importante saber conversar sobre dinheiro, afinal, sem essa conversa a rentabilidade se torna impossível. Porém, não são todas as pessoas que se sentem bem ao falar sobre esse assunto e acabam evitando ele.

É interessante saber se comunicar sobre o tema de forma mais assertiva, para deixar claro o que você pretende, conseguindo passar para o cliente todas as informações necessárias.

Algumas pessoas não gostam de falar sobre o assunto e abordam ele de uma maneira insatisfatória, criando dúvidas nos clientes e gerando problemas para a empresa ou até mesmo evitam falar sobre ele, dificultando muito as transações financeiras.

Por esse motivo, separamos algumas dicas fundamentais para falar sobre dinheiro de uma maneira mais satisfatória, sem que isso se torne um problema na relação com seus clientes.

O assunto deve ser abordado desde o início da relação

Em uma relação comercial, o dinheiro é um assunto importante, mas muitas pessoas evitam falar sobre ele no início. Isso pode se tornar um problema, afinal, é preciso conversar sobre preços e valores.

Mesmo que o seu cliente não pergunte em relação a valores (ele também pode estar com dificuldade para tocar no assunto), converse sobre o que você tem a oferecer, os benefícios que o cliente irá ganhar com isso e então demonstre os valores que você pretende receber.

Dinheiro e Investimento (Imagem/Reprodução/Google)

Apesar de ser um assunto que deve ser tratado desde o início da relação, os valores não devem ser a primeira coisa que você passa. Primeiro, fale sobre os benefícios e destaques do seu produto, com os benefícios que ele pode trazer para o cliente, para então falar sobre valores.

Seja honesto com o cliente

Não adianta tentar amenizar as coisas e mascarar os preços, é fundamental que você seja honesto com seu cliente na hora de falar sobre dinheiro. É preciso demonstrar para ele o gasto que ele terá, para que ele não tenha surpresas.

Algumas pessoas diminuem o preço na conversa inicial e então vão aumentando o preço, como se fossem alguns adicionais do serviço. Não faça isso. Pois assim você perde o cliente para sempre.

Para fazer com que o cliente volte a comprar com você, seja sincero com ele e deixe claro quanto ele irá gastar, até mesmo para ele se preparar para isso.

Mesmo no momento em que o cliente pergunta os valores no início da conversa, tente primeiro demonstrar o produto para e então fale sobre os valores e preços. Assim fica muito mais fácil “ganhar” o cliente.

Demonstre pelo que o cliente está pagando

É muito comum que alguns clientes reclamem dos preços, chegando até mesmo a pedir descontos.

Para fugir dessa situação, é interessante demonstrar para o cliente pelo que ele está pagando, falando sobre as diferenças do seu produto ou serviço e os motivos de ele ter esse preço.

Dessa forma, ele não estará comprando apenas o produto, mas toda a história por trás dele. Quando um cliente se envolve com o produto, ele tem mais probabilidade de comprá-lo.

Faça com que o dinheiro não seja um assunto difícil

Falar sobre o dinheiro pode ser difícil para ambas as partes, (tanto para quem oferece o produto/serviço quanto para quem compra). Por isso, evite fazer com que esse assunto se torne algo complicado na relação comercial.

Tente falar sobre o tema de uma maneira mais fácil, sem criar muitos caminhos (ou desvios). Assim você acaba facilitando também para que o cliente se comunique a respeito do assunto e também fale o seu ponto de vista (melhorando a negociação).

Esteja aberto para negociar

Negociar é a chave para conseguir realizar boas transações financeiras, por isso, esteja aberto, até certo ponto, para negociar e conversar com o cliente de uma forma satisfatória para que ambos possam sair felizes dessa transação.

Por isso, tente entender o ponto de vista do cliente, tire todas as suas dúvidas e passe as informações importantes para ele.

Porém, nunca faça uma transação que possa te prejudicar. Saiba até que ponto você pode ir, pensando sempre no seu produto ou no seu serviço ofertado.

Essas dicas auxiliam para que o tema deixe de ser algo tão difícil de ser discuto, o transformando em mais um assunto comum em uma transação comercial, facilitando o diálogo.

aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

(prévia copia do nosso contéudo, pode trazer sérias conseqüências!)
(Este Portal não tem nenhuma ligação com a Globo, o nome é apenas fantasia.)